Boas Práticas Portuárias

Boas Práticas Portuárias – Portos do Paraná

Empresa pública estadual responsável pela administração dos portos de Paranaguá e Antonina, a Portos do Paraná tem se destacado por seu trabalho na área ambiental. No ano de 2022, recebeu o prêmio pelo alto Índice de Gestão Ambiental, da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Foi também a única autoridade portuária do mundo a palestrar na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas – COP27, que aconteceu no Egito, em novembro de 2022.

A Portos do Paraná, que desenvolve diversos projetos ambientais e de certificação com as comunidades da cidade de Paranaguá, da Ilha do Mel e da cidade de Antonina, também investiu, recentemente, em gestão de pessoas e em treinamentos simulados para mitigar danos ambientais em caso de derramamento de óleo no mar.

Os exercícios simulados fazem parte da política de melhorar a resposta a uma emergência e corrigir falhas de comunicação entre a base de Antonina e a sala de crise que fica em Paranaguá.

Com o projeto de permacultura, que abrange 15 comunidades na região, a empresa atua no fortalecimento da pesca artesanal, no fortalecimento das associações, saneamento básico, apoio ao público jovem, turismo e cultura socioambiental.

Na área de gestão de pessoas, a Portos do Paraná incentiva e facilita a participação nos cursos de capacitação e de pós graduação, tendo estabelecido parcerias com diversas instituições.

Para conhecer melhor os projetos desenvolvidos pela Portos do Paraná, acesse o link.

Claudio Neves / Portos do Paraná