Equipe executiva
Prof. Ícaro Aronovich da Cunha – coordenador
Sociólogo. Professor do curso de Gestão Ambiental, coordenador do Núcleo de Gerenciamento Costeiro do Instituto de Oceanografia da FURG.
Rossano Lopes Bastos – chefe de gabinete do projeto ASAE
Arqueólogo, professor, especialista em arqueologia pré-histórica, mestre em Geografia, Doutor e livre docente em Arqueologia Brasileira, pós-doutor na cátedra da UNESCO em Geoparques, desenvolvimento sustentável e vida saudável.
Brenda Uliano – responsável por dar suporte ao trabalho de levantamento de estudos de apoio e revisão documental
Oceanógrafa (UFSC), Técnica em Meio Ambiente (IFSC) e Mestre em Gerenciamento Costeiro (FURG). Tem atuação nas linhas de pesquisa relacionadas à gestão costeira integrada, gestão ambiental, risco e vulnerabilidade socioambiental. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conexões Sustentáveis – FURG/CNPq.
Daniel Ferreira – colaborador responsável pelo desenvolvimento do portal
Doutorando em Modelagem Computacional – FURG. Mestre em Modelagem Computacional –FURG. Graduado em Sistema para Internet – IFSUL.
Danielle Rodrigues – responsável pelo apoio administrativo
Advogada. Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Técnica em Automação Industrial – IFRS Campus Rio Grande.
Eduardo Cordeiro – responsável pela organização de cursos e eventos
Experiente gestor educacional, tendo ocupado posições de Diretor de Desenvolvimento Institucional, Diretor Acadêmico, Diretor de Graduação, Pesquisador Institucional, Coordenador de Projetos de Investimento Social Privado e atuado em programas de educação corporativa. Tem engajamento em projetos de Sustentabilidade.
Esmeraldo Tarquínio Neto – responsável por conduzir os trabalhos de consulta que irão gerar depoimentos disponíveis no Portal.
Foi responsável pela Ouvidoria do maior porto brasileiro, trabalhando nessa posição para a CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo, da qual foi também Diretor Presidente do Centro de Treinamento Profissional, depois de ser o Superintendente de Treinamentos oferecidos para qualificação da mão de obra portuária.
Karla Lobato – responsável pela comunicação do projeto
Jornalista e mestre em Gerenciamento Costeiro dedicando-se aos estudos de conexões entre gestão e comunidades. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conexões Sustentáveis – FURG/CNPq. Desenvolve trabalhos de divulgação científica com maior atuação no âmbito de produções audiovisuais. Atualmente trabalha com a comunicação da saúde pública.
Michelle Prazeres – atua como consultora de comunicação e desenvolvimento organizacional
Jornalista, professora e gestora. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Doutora em Educação (FE-USP). Possui pós-doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com estudo sobre as relações entre a comunicação, as tecnologias e a aceleração social do tempo.
Raquel Siqueira – responsável pela coordenação da comunicação
Doutora no tema de comunicação dos riscos ambientais, agrega ampla experiência como comunicadora responsável por programas de televisão e site.
Débora Machado
Bacharel em Produção Cultural (UFF)
Graduanda em Museologia (UFPEL)
Atuação nas áreas de: Educação Patrimonial e Empoderamento Feminino
Qualificação e inclusão para mulheres em vulnerabilidade socioeconômica
Multiplicadora do Programa “Ela Pode” – Rede Mulher Empreendedora/ Instituto Irme apoio Google.
Interesse nas área de Patrimônio, Sustentabilidade e Arte educação.
Grupo de Pesquisa em Conexões Sustentáveis
Atividades em cooperação com autoridades e atores do desenvolvimento da hidrovia do sul do Brasil em bases sustentáveis. O grupo está iniciando seus trabalhos que incluem articulações com redes de ação e estudos como, por exemplo, articulando-se com o Plano de Ação Nacional de Conservação das Lagoas Costeiras do Sul do Brasil – PAN. Publicações envolvendo o tema em periódicos indexados; criação e atualização de site ligado ao Grupo; bem como promoção de eventos articulados ao tema. Oferecimento de disciplina de mestrado (Conflitos Socioambientais das Atividades Portuárias).
hidroviasustentavel@gmail.com
Colaboradores
Alisson Affonso – Curador de artes plásticas
Alisson Affonso assina a identidade visual do portaldosmaresdosul.eco.br e as gravuras das luas que indicam o ritmo das nossas publicações.
Nasceu no dia 23 de abril de 1979, é natural de Rio Grande, cidade onde reside. Bacharel em Artes Visuais pela FURG e desenvolve pesquisas junto ao Coletivo Mancha Negra, além de Oficinas de Desenho da Figura Humana.
Foi editor do Jornal Peixe Frito, da Revista IDEIA, e da Revista em Quadrinhos PLATAFORMA HQ.
Premiado no Salão de Humor de Paraguaçu Paulista, Salão de humor do ABCD, Salão de humor de Rio Grande, Salão Internacional de Desenho para Imprensa, Animarte RJ, Animamundi, Concurso de Tiras Humorísticas GAG, Prêmio Ângelo Agostini, Concurso cartum ZH, Prêmio histórias de Trabalho SMC, Salão Medplan de humor, Salão de Humor de Cerquilho, Salão de humor de Mogi Guaçu, Concurso Internacional de desenhos animados “Veneração da Noiva, República da Macedônia e Concurso Internacional de Caricaturas, Salão Internacional de humor de Limeira, Nosorog, Bósnia e Caneva Ride, Itália.
Expôs em Saint-Jus-le-Martel-França, Dessinateurs Brésiliens e Exposição Presença Negra, MARGS Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
https://www.facebook.com/alisson.affonso/
https://www.instagram.com/affonso.alisson/
Eduardo Brondízio – Colunista Mudanças Climáticas
Professor Titular do Departamento de Antropologia da Indiana University (EUA), onde também é Diretor do Centro de Análise de Paisagens Sócio-Ecológicas (CASEL) e ‘Senoor Research Fellow’ do Ostrom Workshop in Political Theory and Policy Analysis.
Há mais de três décadas, atua em pesquisas voltadas para as interações humano-ambiente na região Amazônica. Participação em vários comitês científicos internacionais, incluindo o Comitê Científico do Programa internacional Future Earth e do International Geosphere Biosphere Program (IGBP).
Contribui também para várias avaliações regionais e globais voltadas para as mudanças ambientais e climáticas e é atualmente o Codiretor do Global Assessment of Biodiversity and Ecosystem Services (2016-2019) da Intergovernamental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES).
Coeditor Chefe do periódico internacional Global Environmental Change e previamente de Current Opinion on Environmental Sustainability, ambos publicados pela Elsevier.
Membro internacional da Academia de Agricultura da França e de France e membro eleito da Academia Americana de Artes e Ciências.
Link no Lattes: http://lattes.cnpq.br/3650414200058066
Luís Mauro Vianna – Curador musical
Músico e compositor brasileiro, nascido em Rio Grande/RS em 26 de fevereiro de 1965. Começou sua carreira tocando nas missas da Igreja do Bonfim, as quais tinha que assistir por obrigação escolar aos oito anos de idade. Aos quatorze anos ingressou como instrumentista de percussão no ambiente dos festivais. Foi no FAMP do Colégio Joanna D’Arc, ao lado dos irmãos Pingo e Cláudio Ferreira. Em seguida ingressou na banda “Montanha Sébano” junto aos irmãos Carlos e Pepe Guimarães, Hamilton Freitas e Marcelo Castanheira. Aos 15 anos, junto a Paulo Balaguez, Eduardo Varela, Paulo César Silva e Carlos Alberto Camargo, criou o grupo Filhos da Pauta. Realizou várias apresentações caseiras e em mostras universitárias, esta fase durou quatro anos. Aos dezenove anos mudou-se para São Paulo para tentar encontrar os músicos de lá, o que quando se deu, ao fim de quase dois anos tocando em bares e pizzarias, veio acompanhado de um conselho para retornar às origens, largar a música e tornar-se prático da Barra, velha tradição da família. Meio desacorçoado, em pleno início da era do rock’n’roll no Brasil, voltou para Rio Grande em 1986.
A partir de seu retorno para Rio Grande criou e/ou integrou os seguintes grupos:
Filhos da Pauta – versão rock’n’roll 1986
Xerostomia – 1987 – banda na qual lançou a cantora Gisele Guterres, a Gigi
Laélia Purpurata – 1988
Gigi e os Tubarões – 1989
Hard Company – 1990
The Single Daddies Blues Company – 1993
Gatos de Praia – 1995
Beto Federal – 1996
Em 1996 mudou-se para Porto Alegre.
Participou dos principais festivais de música do RS. Tafona, Canto da Lagoa, Festival de Porto Alegre, Musicanto, Canta Rio Grande.
Foi selecionado para a fase nacional do Projeto Itaú, Rumos Tendências e Vertentes.
Foi um dos produtores do CD do Fórum Social Mundial. Atuou como um dos diretores artísticos do evento.
Foi Coordenador Geral das Oficinas do Projeto de Descentralização da Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Foi produtor do Festival de Música de Porto Alegre.
Foi gravado por Bebeto Alves, Gelson Oliveira, Ângela Jobim, Lúcia Helena, Juliano Barreto, Danny Calixto, New, Zé Caradípia, Trevor Watts, …
Gravou CD PRABATICUM ESPLATIFUM BRASIMBOLÁ, em parceria com o pianista Luis Henrique Bochado, o New, pelo qual recebeu duas indicações ao troféu Açorianos: melhor disco MPB, e melhor compositor MPB.
As falas iniciais são uma realização de L32Filmes:
Pablo Bech – Direção e fotografia
Matheus Castanheira – Editor
Rafael Anello – Som Direto
Arthur Salles – Editor de áudio
Ana Clara Tissot – Roteiro
Doralice e Maria Duarte – Libras
Agradecimentos FAURG:
Funcionários
Brenda Vitória Carrir Soares
Daniela Cabral Ferreira
Daniela Pias
Daniele Rodrigues Garcia
Dhiovana Petreceli Carvalho
Elis Regina de Oliveira Netto
Janaína Alvarez de Pinho
Janaina Soares Vieira
Juliana Lima da Rosa Perazzo
Kathiussa Ziegler de Quevedo
Laís Nogueira da Silva
Luana Bianca Kohlrausch
Mariana Marques Carrasco
Nathalia Fehlberg Ribeiro Zepka
Nicolle Saraiva Sanzo
Pauline Ferreira Treicha
Thailane da Costa Campos
Vanessa Lemos da Silveira
Estagiários
Daniele Eslabao Prestes
Eduardo Barbosa Moraes
João Vitor Mackmillan de Martins
Taina Bruski Olszeski
Diretoria
Débora Gomes de Gomes
Ednei Gilberto Primel
Humberto Camargo Piccoli
Assessoria Jurídica
Adv. Diego Vikboldt Ferreira
Estagiária: Júlia Chimachi
Assessorias para assuntos Estratégicos da FURG
Mozart Tavares Martins Filho